Pular para o conteúdo principal

Protesto em frente a Prefeitura pede o retorno de linhas de ônibus

 Moradores de vários bairros de Natal fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira (14), em frente à prefeitura da capital potiguar. O grupo cobrava a retomada de linhas de ônibus que foram suspensas e a licitação do transporte público da cidade.

Os manifestantes reclamaram que tinham uma reunião agendada com o prefeito Álvaro Dias (PSDB) para às 11h, mas foram informados do cancelamento da participação do gestor, que teria viajado.

Na segunda-feira (13), na Câmara Municipal, a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou um projeto redesenhando as linhas da Cidade e informou que a licitação do transporte público deve ser lançada em novembro.

O servidor público Marcílio Baracho, que representa o bairro das Quintas, reclamou da perda das linhas 65 e 19 na última mudança realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.

"Estamos reunidos aqui para pedir ao prefeito e à STTU a volta das linhas que foram tiradas sem nenhuma informação às comunidades. O grande prejudicado é o usuário do transporte coletivo, que perdeu várias linhas, e os ônibus estão sucateados. Há mais de 10 anos a prefeitura diz que vai fazer e não faz a licitação", afirma.

Plano de "redesenho" do transporte público

Nesta segunda-feira (13), a secretaria também apresentou na Câmara um plano para remodelar o sistema a partir de outubro.

De acordo com a pasta, a ideia é diminuir o número de linhas que circulam entre diferentes regiões da cidade, mas aumentar o número de ônibus circulando dentro dos bairros e zonas, ligando os usuários às outras partes da cidade por linhas estruturantes. Nesse formato, o usuário precisa pegar mais de uma linha para chegar a destinos mais distantes.


Segundo a STTU, a ideia é tornar os trajetos mais curtos, diminuindo a extensão das viagens e deixando o sistema mais rápido.

A Secretaria pretende aumentar de 55 para 90 o número de linhas, sendo 18 estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujões. Nesse sentido, o número de viagens também deve aumentar em 62%. De acordo com o projeto, a extensão média das viagens deve cair de 34 km pra 19 km.


G1


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuzileiro é encontrado morto dentro do Quartel em Natal

  Desaparecido desde a última quinta-feira, o soldado Herbert foi encontrado numa sala desativada do prédio da antiga 1ª Companhia. O militar foi encontrado ontem a tarde, o ITEP e a polícia civil foram acionadas. As primeiras informações dão conta de que pode ter sido um mal súbito. Ele estava deitado, sem perfurações de qualquer tipo e sem resíduos de drogas ou venenos no local. Herbert estava usando a sala do antigo prédio, sem autorização dos superiores, como sua casa. Ele era morador do quartel, o chamado "mexilhão crônico".  Segundo os peritos anteciparam, pelo estado de putrefação do corpo, o soldado estaria morto desde a noite de quarta para quinta da semana passada. Amigos do militar relataram que ele andava muito angustiado pelo fato de não ter obtido sucesso num concurso interno para cabo. Ficou triste, mas que não seria motivo para tirar a própria vida. "Ele fez a prova na minha sala, terminou rapidinho, em torno de meia hora. Parecia que não tava nem aí. Por

URGENTE: Tremor de terra é sentido em Natal

 Acabou de acontecer um tremor de terra as 00:27 neste Domingo. Existe vários relatos em toda região metropolitana.  Segundo o Laboratório Sismológico da UFRN o abalo foi de 3.5 na escala richter. O epicentro foi no Mar e pôde ser sentido em todo litoral. Mais cedo houve dois abalos sísmicos que foram identificados pelo Laboratório.   Lembrando que o Rio Grande do Norte fica em cima de uma falha geológica. Mais informações em breve.

URGENTE: Bandido que matou filha de Wendel Largatixa morre em confronto nas Quintas

 Acabamos de receber a informação de que um dos autores da morte da menina Laura por nome TONINHO acaba de ser morto em confronto nas Quintas na rua Alípio Bandeira. Mas informação em breve Informações atualizadas de que teriam morrido mais duas pessoas no confronto.