Em recente decisão em Brasília, foi registrado mais uma novidade nas Eleições desse ano, o TSE regulamentou a Federação, um conjunto de partidos que poderão se juntar, nacionalmente, e que todos os diretórios estaduais deverão respeitar, na prática será as ordens chegando de Brasília.
A regra da federação valerá pelos próximos 4 anos, então, as alianças realizadas até Maio, prazo final para as definições, deverão ser respeitadas nas Eleições Municipais de 2024.
Se um partido, deixar a federação, não poderá se filiar a outro, e também não poderá participar de coligação nas duas eleições seguintes. A exceção á regra acontece apenas quando os partidos da federação se fundam, ou porque uma da legendas irá incorporar as demais.
O que muita gente tem dúvida, é sobre os prazos para mudanças e alianças. A janela partidária dará início em Março, e se estenderá até o começo de Abril, somente depois do fechamento da janela, é que serão definidas as federações, pois o prazo para isso será até Maio.
As coligações só serão validas para campanhas majoritárias, caso de Governador, Senador, Prefeito ou Presidente.
Portanto, muitas nomintas que estão sendo montadas com todo o cuidado, poderão não sobreviver até Abril.
Além disso, o prazo para alianças dos partidos será encerrado quando a janela para mudanças partidárias já estiver fechada a 1 mês .
Janela partidária: 3 de março á 1 de Abril.
Federação: prazo até 31 de Maio
Muitas surpresas nos aguardam até lá.
Comentários