Pular para o conteúdo principal

(Parte I) Albert Dickson administra grupos de WhatsApp que promovem falso tratamento precoce contra Covid-19

“Bom dia! Alguém pode, por favor, me informar um protocolo para minha filha de 15 anos? Todos na casa dela estão muito gripados e o padrasto dela perdeu o olfato ontem”. “Boa tarde. O que fazer se tiver contato com pessoa que testou positivo?”. “Oi grupo, boa tarde. Ontem eu passei o dia espirrando e com dor de cabeça. Hoje amanheci vomitando. Vocês acham que pode ser covid?”. Perguntas como essas são comuns em grupos de WhatsApp que promovem o tratamento precoce contra a covid-19. A Agência Pública acompanhou por um mês oito grupos de WhatsApp que promovem o tratamento precoce. Desses, cinco são administrados pelo deputado estadual e médico oftalmologista Albert Dickson (PROS-RN). O político possui um canal no Youtube e uma página no Facebook, onde defende o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento de coronavírus, além de realizar atendimentos por WhatsApp.  Nos grupos são enviadas receitas médicas e protocolos para uso de medicamentos sem eficácia comprovada, como ivermectina, hidroxicloroquina, azitromicina, bromexina e suplementos vitamínicos. Tratamentos ainda mais arriscados como nebulização com cloroquina também são recomendados. Também circulam mensagens conspiracionistas sobre a pandemia, questionamentos sobre a eficácia das vacinas e rejeição ao uso de máscaras.  A Pública apurou que o telefone celular de Dickson consta como administrador dos grupos de WhatsApp “Ivermectina é Vida”, “Ivermectina Salva”, “Trat Precoce VS RS” e dois grupos diferentes com o mesmo nome: “Covid/Tratamento Precoce”. Juntos, os grupos somam mais de 850 membros. A reportagem ainda acompanhou os grupos “Tratamento Precoce”, “Ivermectina São Paulo” e “Salvando Vidas/Covid”, cujos administradores não foram identificados. O administrador “Ivermectina: porque eu uso?” é o título de um dos vídeos mais assistidos do canal de Albert Dickson no Youtube, que hoje conta com mais de 200 mil inscritos. Ao lado de sua esposa, a também oftalmologista e deputada federal, Carla Dickson (PROS-RN), o político grava vídeos recomendando o uso de Ivermectina – remédio utilizado no combate de verminoses – no tratamento da COVID-19 entre outros medicamentos sem eficácia comprovada.  Por propagar informações consideradas falsas sobre a pandemia, o casal teve 12 vídeos removidos do Youtube no início do ano, mas continua na ativa. Dickson e a esposa começaram a postar no Youtube em 2017, mas só ganharam popularidade no ano passado, quando começaram a fazer vídeos sobre tratamento precoce. Ao final dos vídeos, o médico disponibiliza seu número de telefone para consultas por WhatsApp. Segundo reportagem da BBC, o oftalmologista pede inscrições no seu canal em troca de atendimento médico. O casal de médicos também mantêm canal no Telegram, onde enviam links de suas lives e vídeos para mais de 2,2 mil inscritos.
Fonte: Agência Pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: Bandido que matou filha de Wendel Largatixa morre em confronto nas Quintas

 Acabamos de receber a informação de que um dos autores da morte da menina Laura por nome TONINHO acaba de ser morto em confronto nas Quintas na rua Alípio Bandeira. Mas informação em breve Informações atualizadas de que teriam morrido mais duas pessoas no confronto.

Não venderei minha alma ao diabo

 Quando dei início ao projeto deste blog, definir algumas diretrizes que norteiam o funcionamento desta página. Uma questão, que acho primordial, principalmente nos tempos sombrios em que vivemos, diz respeito a ausência de postagens sobre a vida pessoal de quem quer que seja. Este sempre será um canal livre, iremos questionar, cobrar, reclamar e elogiar a vida pública das pessoas, jamais a vida pessoal.  Nada contra quem faz, sou leitor feroz de site de fofocas em geral, mas aqui, você não encontrará espaço para isso.  Ao longo desses 6 meses, conquistamos credibilidade. Não mudarei minha filosofia, para aumentar visualizações. Não farei mudanças no editorial para conquistar  números. Não estou disposto a mudar minhas convicções por fama. 

Veja a lista de rodízio de Pastores da IEADERN Natal 2022

  Lista de Coordenadores IGREJA PASTOR PTE. BANDEIRA Pr. Albino de Araújo Cidade Alta Pb. Ítalo Emanuel Ferreira de Souza Nova Galiléia Ev. Luzenildo Rocha da Silva Novo Viver Pb. Alisson Pereira da Silva Passo da Pátria Pb. Frank Willams Azevedo Camara Rosa de Sarom Pb. Josemário de Medeiros Bráulio SETOR 2 IGREJA PASTOR IGAPÓ Pr. Geraldo Erasmo dos Santos Aldeia de Betânia Pb. Josenilson Ferreira da Silva Heróis da Fé Pb. Alessandro Pegado de Araújo Peniel Pb. José Ailton Moreira Vale da Benção Pb. Clécio de Souza Góis SETOR 3 IGREJA PASTOR SOLEDADE II Pr. José Ribeiro da Costa Betsaida Pb. Dimas dos Reis de Freitas El-Shadday Pb. Clauedimar Francisco do Nascimento Galiléia Pb. Antônio Tássio de Souza Gilgal Ev. Renato Tavares Filho Monte Sinai Pb. Nailson Morais de Souza Porta Formosa Pb. Janilson Luiz Bezerra SETOR 4 IGREJA PASTOR CIDADE DA ESPERANÇA Pr. Marcos de Souza Sobrinho Betesda Pb. José Erivan Silva Cidade Nova I Ev. Adailton Ribeiro Cidade Nova II Pb. Edson Francisco de A