Pular para o conteúdo principal

“É tempo de se aprovar o Plano Diretor na Câmara Municipal”, afirma Álvaro Dias ao entregar projeto

 O prefeito Álvaro Dias (PSDB) entregou pessoalmente o projeto de revisão do Plano Diretor de Natal à Câmara Municipal de Natal (CMN) nesta quarta-feira (29). A proposta foi elaborada por meio de um processo de planejamento participativo com atuação da Prefeitura do Natal em conjunto com a sociedade civil organizada. A líder do governo, vereadora Nina Souza (PDT) será a relatora da matéria.

“Acredito que agora depois de todo este tempo, toda essa discussão, toda essa forma democrática de se aprovar o plano, ele agora possa ser apreciado aqui pela Câmara Municipal, pelo poder legislativo, de uma maneira que atenda as expectativas e os anseios da população para que possa ser o mais breve possível aprovado e colocado em funcionamento”, disse o prefeito. Segundo Álvaro, o plano vem para atender necessidades de modernização e mudança da cidade de Natal a fim de “recuperar o tempo perdido”. O gestor ainda citou um livro da bíblia para se referir ao projeto: “Diz o Elcesiastes que há um tempo para tudo de baixo dos céus, então agora é o tempo de se aprovar o plano diretor na Câmara Municipal”, complementou.


O presidente da CMN, Paulinho Freire, comentou sobre a tramitação do plano e o pedido de urgência do prefeito. “Vamos encaminhar para a comissão de justiça para ser dada a admissibilidade para o processo começar a tramitar. Nós vamos criar uma comissão especial feita pelos presidentes de todas as comissões que o plano vai tramitar para que haja só uma programação”, disse o parlamentar. Ainda segundo ele, um calendário de audiências públicas e debates também será montado. A expectativa do vereador é que as discussões durem no mínimo três meses, contando com os dias úteis.

A relatora do projeto e líder do governo, Nina Souza (PDT), disse que a matéria vai ser concluída ainda neste ano. “Quando uma matéria vem em regime do executivo em regime de urgência, nós temos 45 dias úteis para deliberar”, disse a vereadora. “Se vai passar algum dia desses 45 (dias), isso aí é o presidente da Casa que vai decidir junto com o colegiado”, complementa.

Em contato com o Agora RN, o vereador Robério Paulino, integrante da oposição, comentou sobre o assunto. “Não somente a oposição, como também todo o Bloco independente não compareceu à entrega pelo prefeito da minuta de revisão do novo Plano Diretor de Natal. Avalio que o gesto teve como objetivo sinalizar ao prefeito e à própria casa que não aceitaremos qualquer atropelo, discussão açodada, que trate questões tão sérias para nossa cidade de forma ligeira. Em um assunto tão importante para a cidade e sua população, queremos uma discussão democrática e com grande participação da sociedade civil. O presidente Paulinho Freire já se comprometeu conosco que fará uma discussão exemplar, democrática, com calma”, disse o parlamentar.

Questionamento do Ministério Público

Ao analisar o projeto, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) fez questionamentos de alguns pontos polêmicos da proposta.

O prefeito apontou que o órgão acompanhou todo o processo e que os questionamentos foram respondidos.

Para a vereadora Nina Souza, serão realizados debates para maturar todo o texto.

Mudanças

Uma das principais alterações debatidas no projeto é o coeficiente de aproveitamento (CA) dos terrenos. Ele determina o potencial construtivo de cada área conforme as suas características de localização. Anteriormente, variava entre 1.2 e 3.5 e considerava a fragilidade ambiental e as condições de infraestrutura urbana disponíveis por bairros.

As alterações debatidas na revisão dão conta de que os coeficientes vão passar a ser definidos pelas bacias de esgotamento sanitário e eixos estruturantes, partindo de 1.0 até 5.0, sendo possível ainda ultrapassar os limites estabelecidos com a aplicação conjunta de outros instrumentos urbanísticos presentes na proposta.

Outro ponto do texto fala sobre o surgimento das Zonas Especiais Militares e Áreas Especiais Militares, retirando grandes trechos das ZPA da regulação urbanística municipal.

A Via Costeira de Natal também será afetada pela revisão. Segundo a proposta, mais empreendimentos vão surgir se acontecer a aprovação do Plano Diretor do município. Entre as mudanças, está a de reduzir o lote mínimo exigido para a construção, saindo dos 30 mil metros quadrados para dois mil metros quadrados.


Agora RN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE: Bandido que matou filha de Wendel Largatixa morre em confronto nas Quintas

 Acabamos de receber a informação de que um dos autores da morte da menina Laura por nome TONINHO acaba de ser morto em confronto nas Quintas na rua Alípio Bandeira. Mas informação em breve Informações atualizadas de que teriam morrido mais duas pessoas no confronto.

Não venderei minha alma ao diabo

 Quando dei início ao projeto deste blog, definir algumas diretrizes que norteiam o funcionamento desta página. Uma questão, que acho primordial, principalmente nos tempos sombrios em que vivemos, diz respeito a ausência de postagens sobre a vida pessoal de quem quer que seja. Este sempre será um canal livre, iremos questionar, cobrar, reclamar e elogiar a vida pública das pessoas, jamais a vida pessoal.  Nada contra quem faz, sou leitor feroz de site de fofocas em geral, mas aqui, você não encontrará espaço para isso.  Ao longo desses 6 meses, conquistamos credibilidade. Não mudarei minha filosofia, para aumentar visualizações. Não farei mudanças no editorial para conquistar  números. Não estou disposto a mudar minhas convicções por fama. 

Veja a lista de rodízio de Pastores da IEADERN Natal 2022

  Lista de Coordenadores IGREJA PASTOR PTE. BANDEIRA Pr. Albino de Araújo Cidade Alta Pb. Ítalo Emanuel Ferreira de Souza Nova Galiléia Ev. Luzenildo Rocha da Silva Novo Viver Pb. Alisson Pereira da Silva Passo da Pátria Pb. Frank Willams Azevedo Camara Rosa de Sarom Pb. Josemário de Medeiros Bráulio SETOR 2 IGREJA PASTOR IGAPÓ Pr. Geraldo Erasmo dos Santos Aldeia de Betânia Pb. Josenilson Ferreira da Silva Heróis da Fé Pb. Alessandro Pegado de Araújo Peniel Pb. José Ailton Moreira Vale da Benção Pb. Clécio de Souza Góis SETOR 3 IGREJA PASTOR SOLEDADE II Pr. José Ribeiro da Costa Betsaida Pb. Dimas dos Reis de Freitas El-Shadday Pb. Clauedimar Francisco do Nascimento Galiléia Pb. Antônio Tássio de Souza Gilgal Ev. Renato Tavares Filho Monte Sinai Pb. Nailson Morais de Souza Porta Formosa Pb. Janilson Luiz Bezerra SETOR 4 IGREJA PASTOR CIDADE DA ESPERANÇA Pr. Marcos de Souza Sobrinho Betesda Pb. José Erivan Silva Cidade Nova I Ev. Adailton Ribeiro Cidade Nova II Pb. Edson Francisco de A