Faltando 10 meses para as eleições, já foi deflagrada a temporada de falsas promessas de algumas lideranças comunitárias. É gente prometendo 2 mil, 5 mil, 10 mil votos (se tivesse realmente todos esses votos, seria o candidato). Se promete de tudo, desde que vai botar dinheiro na campanha, que a família toda vai trabalhar, até que vai devolver o dinheiro se a meta não for batido.
Recentemente, acompanhei o diálogo de uma senhora, com um pré-candidato fortíssimo a estadual, e uma frase chamou atenção: "Darei minha vida para sua vitória" . Prometeu pouco essa mulher, logo a vida.
Engana-se, quem acha que a classe política não repara nessas promessas fora de realidade. Prometer de mais, tira totalmente a credibilidade. Nesse conto do vigário, cai quem quer, o golpe tá aí. Já vi candidato gastar 200 mil em Natal com liderança, que deu 40 votos. E no final, ainda ser chamado de ladrão.
Dois conselhos: O primeiro a classe política, analise o histórico de votação, uma simples pesquisa no site do TRE já identifica o potencial de cada liderança. O segundo conselho, para as lideranças. Só prometa algo que possa realmente cumprir, metas palpáveis, dentro da realidade.
Não estão incluídos nessa matéria, lideranças sérias que fazem um trabalho sólido na comunidade, á eles, todo o meu respeito.
Aos enganadores, você pode passar o pé uma, ou duas eleições, mas um dia você encontra o chapéu da viagem.
Comentários